• Você sabe o que é um e-hoarder?

    Hoarder é uma expressão que vem do inglês e tem um significado para "colecionador". Mas imagine uma pessoa que gosta de guardar fotos, músicas, filmes, vídeos, programas, documentos etc... Tudo isso dentro de seu disco rígido.



    Um e-hoarder é uma espécie de acumulador digital, pessoas que guardam todo e qualquer arquivo no computador pois tem uma simples ilusão de que poderá utilizar este arquivo mais tarde, e assim, este arquivo fica guardado por anos sem nunca sequer ser aberto.


    Os e-hoarders estão cada vez mais frequentes em nosso dia-a-dia, acumulando arquivos, e-mails tanto em casa quanto nas empresas, tornando assim o trabalho dos administradores dos servidores de arquivos e backup um caos.

    A compulsão por acumular arquivos se da pela obsessão de manter esses lixos eletrônicos afim de utiliza-los futuramente. As pessoas que sofrem deste distúrbio tendem a perder o controle dos itens acumulados.
    "Os acumuladores compulsivos são incapazes de organizar o seu espaço de convivência; na verdade, eles perderam o autocontrole para adquirir ou não se desfazer das coisas, que, no fundo, são investimentos simbólicos alheios a sua consciência" (LIMA, RAYMUNDO; 2011).

    Como vimos, este assunto é bem amplo e não abrange somente a área da informática, porém, os maiores acumuladores são os digitais.

    Para saber mais sobre como os cérebros dos acumuladores funcionam um estudo publicado pela autora Katherine Harmon em Agosto de 2012 no Archives of General Psychiatry que recrutou 43 adultos com a doença de acumulador diagnosticada, 31 com TOC e 33 saudáveis para ​​controle. Cada sujeito foi convidado a trazer uma pilha de papéis diversos de suas casas, tais como jornais e lixo eletrônico. Uma seleção similar de artigos de papel dos candidatos foram misturados. 50 itens pertencentes a qualquer assunto e 50 itens pertencentes ao experimentador foram digitalizadas e projetada em um monitor. Os participantes foram convidados a escolher se queriam manter um item exibido ou se livrar dele pressionando um botão. Depois disso, todos os itens escolhidos foram descartados na frente deles, assegurando que eles sabiam que suas decisões teriam uma consequência real e imediato.

    Os candidatos saudáveis ​​escolheram descartar uma média de 40 dos 50 itens que eles trouxeram. Aqueles com TOC descartaram cerca de 37 itens. Mas aqueles com um transtorno acumulativo descartaram apenas 29 das 50 coisas que eles trouxeram. Também demoraram cerca de meio segundo a mais para tomar a sua decisão sobre o que fazer com os itens. Eles relataram substancialmente mais ansiedade, indecisão e tristeza do que os candidatos saudáveis ​​ou aqueles com TOC.

    Concluindo, os acumuladores não tem dó de descartar arquivos e objetos, mas possuem uma preocupação extrema sobre a escolha de sua decisão de jogar fora ou não um determinado item.

    Existem várias maneiras de reconhecer um acumulador , os casos mais comuns que dão início ao acumulo de arquivos digitais são de pensar que não existe backup para este arquivo ou que o arquivo é pequeno e não ocupará tanto espaço em disco.
    São centenas de músicas que não serão ouvidas, fotos que não serão usadas como as que ficaram tremidas ou fora de foco, filmes que nós demoraríamos anos para assistir todos, contas de papéis que já foram pagas e escaneadas como comprovantes de pagamento e arquivos salvos em formatos que não são nem suportados pelos sistemas atuais.

    Todos nós guardamos coisas, seja por afeição pessoal, relíquias e até mesmo recordações (Qual o motivo de você guardar uma assinatura de uma celebridade?). Essa questão não é levantada quando se trata de algo que você tenha como um valor sentimental. Mas cuidado, não se aplica valor sentimental a tudo o que você tem.

    O maior exemplo temos de mães que registram várias fotos e vídeos de seus bebes e armazenam tudo no computador como primeira palavra, primeiro passo, primeiro brinquedo etc. Seja por motivo de cultura, afeto ou crença, alguns desenvolvem explicações que está além da dimensão do entendimento de outras pessoas.

    Apesar de afetar cerca de 4% da população mundial, a acumulação compulsiva é pouco explorada em pesquisas científicas, principalmente no ramo da informática. Isto é uma das maiores explicações sobre a falta de espaço em disco, a explicação de tantos arquivos fragmentados no sistema e algumas pessoas colocam a culpa no próprio sistema operacional alegando que o software é a causa de todos os seus problemas. Bem... Dependendo do sistema podemos até colocar uma culpa neles.

    O importante é preocuparmos menos em encontrar falhas em coisas alheias e olharmos para nós mesmos tomando todo cuidado para não entrarmos para este seleto grupo.


    Algumas dicas básicas para excluir arquivos.


    Verifique a data de modificação dos arquivos.
    Arquivos muito antigos tendem a ser esquecidos ocupando espaço no Disco Rígido.
    Faça um backup em mídia destes arquivos de modo que eles fiquem organizados.




    Organize sua Área de Trabalho

    Separe por tipos de arquivos ou assuntos, escolha também planos de fundos que ajudam a organizar melhor o espaço como estes abaixo:
    (É só definir como plano de fundo da área de trabalho e arrastar os ícones)

    Evite criar uma pasta com o nome "Outros", você irá limpar o visual do seu desktop, porém poluirá o conteúdo da pasta que se encontra nele.


    Várias empresas oferecem serviços de organização tando para arquivos virtuais quanto físicos, empresas de armazenamento de dados em nuvem também ajudam para "desafogar" o conteúdo guardado em nossos Discos Rígidos.
    O que realmente precisamos fazer é nos policiar e ficarmos atentos para a organização não fugir do controle e fazermos parte do grupo de pessoas com compulsão por armazenamento.




    Referências:
    http://www.oesquema.com.br/conector/2013/03/11/acumuladores-digitais.htm
    http://www.msarh.com.br/blog/bonus/acumuladores-digitais.html
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed689_afogado_em_lixo_digital_voce_nao_esta_sozinho
    http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/15203/8158
    http://www.scientific.com.br/2012/08/08/no-cerebro-dos-acumuladores-um-problema-unico-com-a-tomada-de-decisoes/
    http://blogs.scientificamerican.com/observations/2012/08/06/scans-of-hoarders-brains-reveal-why-they-never-de-clutter/

    Obrigado ao Jonas Barros por nos proporcionar a imagem principal do post.
    http://jonasbarroslabs.wordpress.com/

  • Tecnologia do Blogger.

    Curta

    Sobre

    EMAIL

    contato@ivairjr.com.br
    ivairfjunior@gmail.com

    Contato

    +55 12 99141-7022